quinta-feira, 15 de maio de 2014

Água: Bem Precioso Que Deve Ser Cuidado




Não é preciso dizer que a água é fundamental para a nossa sobrevivência. A Terra é conhecida como Planeta Água por possuir 71% do líquido. Mas nem toda essa água é doce para consumirmos. A água potável disponível no mundo é de aproximadamente 2,5% do total. Com a poluição desenfreada e desmatamentos dos mananciais, caminhamos para um futuro crítico onde água limpa e potável será cada vez mais rara. Economizar a água que consumimos é fundamental para garantir a sobrevivência do planeta. Para dar uma força a essa causa tão importante, seguem algumas dicas de como economizar água. São medidas simples medidas que também ajudaram você a economizar seu dinheiro.

Banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. Se cada brasileiro diminuísse em, apenas, um minuto seu tempo de banho no chuveiro, a energia economizada em um ano equivaleria a 15 dias de operação da usina Itaipu em sua geração máxima ou, ainda se, apenas, duas pessoas em cada casa da Grande São Paulo reduzissem em cinco minutos o tempo que ficam debaixo do chuveiro com a água correndo, daria para economizar 13,4 bilhões de litros por mês - quantidade suficiente para abastecer uma população maior do que a de Salvador por 30 dias.

Escovando os Dentes: escove os dentes e enxágue a boca com a água do copo. Economize 3 litros de água.

Vazamentos: Um buraco de dois milímetros no encanamento desperdiça cerca de três caixas d’água de mil litros.

Caixa de Água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.

Limpe a Louça: O ideal é retirar o excesso de sujeira dos pratos, copos, talheres e panelas a seco, antes de abrir a torneira, e jamais deixar a água.

Jardins e Plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

Lavar o Carro: Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina de lavar louça.

Torneiras: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras. O aerador ou "peneirinha", aquela válvula que pode ser colocada no bico da torneira, ajuda a economizar água, ao proporcionar sensação de fluxo mais intenso. O Instituto Akatu fez a conta: se 12 apartamentos de um prédio aderissem ao uso do aerador na torneira da cozinha, em um ano seria possível economizar água suficiente para encher uma piscina olímpica.

Lavar a Louça: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.

Varrer com a Mangueira: Usar aquela "vassourinha hidráulica" para limpar a calçada por 15 minutos, o desperdício de água chega a 280 litros. A mangueira gasta menos, mas também pode ser substituída por um balde (de preferência, com água reutilizada da máquina de lavar).

Vaso Sanitário: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário. Se a descarga estiver com defeito, então, o gasto pode chegar a 30 litros. Na hora de escolher um vaso sanitário para o seu banheiro, opte pelos modelos com caixa acoplada, que gastam bem menos água: são cerca de 6 litros por descarga, enquanto os vasos mais convencionais, com válvulas de parede, liberam até 20 litros.

Fontes: Manuais de Etiqueta do Planeta Sustentável; Organização das Nações Unidas; Instituto Akatu pelo Consumo Consciente; Sabesp e Uniagua.