quarta-feira, 14 de maio de 2014

A Alimentação Contribui Para o Bom Humor?


Dra. Vivian Goldberger*

Quando pensamos em emagrecer, logo vem à cabeça a última dieta da moda, aquela mais divulgada na mídia. E, vivendo assim, de dieta em dieta nos tornamos mal-humoradas, infelizes e insatisfeitas com os resultados.

Assim vamos à procura de bons hábitos e escolhas inteligentes que podem auxiliar no emagrecimento, sem sofrimento descobrindo formas de se sentir feliz e com melhoria da qualidade de vida.

A dieta e o bom humor estão relacionados, pois os alimentos que comemos podem afetar de certa forma nosso humor e emoções. No desejo de se alimentar com prazer e controlar o peso recomenda-se: comer alimentos de todos os grupos (energéticos, construtores, reguladores); variar o cardápio o máximo possível; fazer escolhas inteligentes (considerando o valor nutritivo dos alimentos e não só seu valor calórico); não abrir mão do que gosta basta não exagerar; distribuir as calorias diárias de modo que você coma bem no desjejum, equilibradamente no almoço e moderadamente no jantar.

O mais importante é observarmos o nosso comportamento e atitude diante dos alimentos, há algumas dicas que podem ajudar nessa mudança de hábitos:

- não espere milagres;
- preserve o equilíbrio;
- saboreie tudo o que comer, com calma;
- mastigue bem e sinta o sabor dos alimentos;
- questione suas vontades;
- faça escolhas inteligentes (troque, por exemplo, pão branco por integral);
- emagreça os alimentos (substitua, por exemplo, manteiga por margarina light);

E o mais importante:
MANTENHA O BOM HUMOR!!!!

Dra. Vivian Goldberger, é nutricionista da Cartilha Cor de Rosa - http://www.cartilhacorderosa.com.br/