domingo, 13 de abril de 2014

Dicas para não errar ao fazer as unhas



Você tem unhas fracas, finas e quebradiças ou manchadas? Isso ocorre quando não tomamos alguns cuidados simples na hora da manicure. Veja o que fazer para ter lindas unhas.

1. Cuidados para não escamar as unhas
Quando o movimento de vai e vem é feito com a lixa, isso levanta e lesiona as escamas das unhas deixando-as finas, enfraquecidas e quebradiças. Com a superfície suave da lixa, use-a em um único sentido para manter a unha firme e forte.

2. Não lixar a camada protetora
Todas as unhas possuem uma camada protetora, que não permite a penetração de fungos e bactérias. Quando essa superfície natural é retirada, as unhas ficam suscetíveis às micoses, fungos e quebradiças. O ideal é utilizar esfoliantes específicos para a região ou somente lixas de polimento, que são mais suaves.

3. Leve o seu alicate à manicure
Limpar as ferramentas da manicure apenas com algodão e álcool não elimina os contaminantes. Para as hepatites B e C, a AIDS e outras doenças transmissíveis só esterilizando os acessórios em autoclave, um aparelho utilizado em laboratórios de pesquisas, hospitais e salões de manicure para a esterilização de materiais. O processo de autoclavagem consiste em manter o material contaminado em contato com um vapor de água em temperatura elevada, por um período de tempo suficiente para matar todos os micro-organismos. Outros itens que não devem ser compartilhados são o palito e a lixa de unhas. Para impedir o acúmulo de bactérias e as transmissões de doenças, monte um kit só para você e leve sempre que for fazer as unhas.

4. Retirar toda a cutícula
A cutícula é uma proteção contra fungos e bactérias, que podem causar infecções e, consequentemente, enfraquecer as unhas. O ideal é empurrar suavemente a pele com uma espátula e retirar somente o excesso. Hidratar as cutículas todos os dias também impede que a pele levante.

5. Usar a base como proteção
Não deixe de passar base nas unhas antes de aplicar o esmalte. A unha é uma superfície porosa e os pigmentos dos esmaltes coloridos às penetram e mancham. Prefira as bases fortalecedoras.